Avaliação da preferência pelo tipo de enriquecimento ambiental utilizado por camundongos Swiss Webster em biotério através do Sistema de Gaiolas Interligadas (SGI)

Thais Veronez de Andrade Martins, Miguel Ângelo Brück Gonçalves, Jerônimo Diego de Souza Campos, Gabriel Melo de Oliveira

Resumo


O camundongo, entre as diferentes espécies, é o mais amplamente estudado na ciência de animais de laboratório e o mais conhecido cientificamente para testes, com os propósitos de ensino e pesquisa biomédica. Dentre as características que o tornam adequado ao uso nas pesquisas científicas podemos citar o tamanho corporal, a facilidade de manuseio, a prolificidade, o ciclo de vida curto, além da similaridade biológica e genética, que o aproxima do ser humano. A linhagem não isogênica Swiss Webster (SW) apresenta um complexo e variado repertório de comportamentos individuais e sociais. Em relação ao alojamento desses animais em biotério, é primordial o conhecimento do seu comportamento e o uso de enriquecimento ambiental (EA) para elevar a condição de bem-estar e minimizar o estresse durante o período de manutenção dos indivíduos. O objetivo principal desse trabalho é determinar, através da aplicação do Sistema de Gaiolas Interligadas (SGI), a relação entre o comportamento individual e social dos animais e o uso de diferentes tipos de equipamentos para EA. Através do nosso esquema experimental, buscaremos esclarecer a preferência, ou a escolha, dos camundongos da respectiva linhagem, nas idades infanto, jovem e adulto, do tipo de EA, e consequentemente, demonstrar a influência no bem-estar na rotina de manutenção desses animais em biotério. Nossos resultados sugerem que os EAs de maior utilização para os camundongos são o Iglu e o Papel Absorvente. Outra conclusão importante que o nosso trabalho pode inferir foi de que os camundongos adultos apresentam maior interesse pelo EA do que os animais jovens ou infantos, sendo o Iglu o de maior preferência. Acreditamos que os dados obtidos possibilitem o refinamento da utilização do EA e a manutenção do bem-estar animal.


Palavras-chave


camundongos; comportamento animal; enriquecimento ambiental; sistema de gaiolas interligadas

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.





Revista da Sociedade Brasileira de Ciências em Animais de Laboratório
 
Sociedade Brasileira de Ciência em Animais de Laboratório
Biotério INFAR - UNIFESP
Rua Três de Maio, 100 - Vila Clementino
CEP: 04044-020 - São Paulo - SP
Tel: (+55 11) 5576-4441
 
 
resbcal2011@gmail.com
sbcal2010.sbcal2011@gmail.com
www.cobea.org.br