Parâmetros biológicos de três linhagens de Trichogramma pretiosum (Riley, 1879) (Hymenoptera: Trichogrammatidae) sobre ovos de Helicoverpa armigera (Hübner, 1805) (Lepidoptera: Noctuidae)

Gabriel dos Santos Carvalho, Luciana Barbosa Silva, Maisa Sousa Veras, Eliane Carneiro Bueno dos Santos, Mayra Layra dos Santos Almeida, Soislan Sousa Reis

Resumo


Este trabalho teve como objetivo estudar os parâmetros biológicos de Trichogramma pretiosum em ovos de H. armigera. As três linhagens de T. pretiosum avaliadas foram: TM, TMC e TLEM, oriundas de diferentes localidades. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado com vinte repetições por tratamento, sendo utilizada uma fêmea do parasitoide por repetição e posteriormente foram oferecidos 20 ovos de H. armigera. O experimento foi mantido em câmaras BOD a 25 ± 2° C, UR 60 ± 10% e fotofase de 14 horas. Avaliou-se os seguintes parâmetros biológicos: porcentagem de parasitismo, porcentagem de emergência, número de adultos emergidos por ovo, razão sexual, viabilidade, longevidade e duração do ciclo. A porcentagem de parasitismo e viabilidade e número de indivíduos por ovo foram superiores para as linhagens TM e TMC. A linhagem TMC apresentou a maior proporção para razão sexual, não diferindo estatisticamente da linhagem TM. A longevidade da linhagem TM se destacou em relação às demais. Não houve variação com relação a duração do ciclo. Assim de acordo com os parâmetros biológicos avaliados, conclui-se que Trichogramma pretiosum linhagem TM obteve o melhor desenvolvimento nos ovos de H. armigera em condições de laboratório.

Palavras-chave


controle biológico; lagarta da soja; parasitoide de ovos

Texto completo:

PDF (English) HTML (English)

Apontamentos

  • Não há apontamentos.





Acta Scientiarum. Biological Sciences
 
Avenida Colombo, 5790
CEP 87020-900 - Maringá - PR
Tel: (+55 44) 3011-4253
Fax: (+55 44) 3011-4253
 
actabiol@uem.br
http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciBiolSci/