VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

p. 129-134

A influência de cultivares de amoreiras adubadas sobre características biológicas e produtivas do bicho-da-seda (Bombyx mori L)

Munhoz, Roxelle Ethienne FerreiraMendes, Tiago de AlmeidaReginato, Edson TiagoGomes Neto, GeraldoDavies, Tiago RafaelBravo, Juliana PereiraFernandez, Maria Aparecida

A cultura da amoreira (Morus alba L.) é essencial para a manutenção dos barracões de criação do bicho-da-seda (Bombyx mori L.). A qualidade nutricional das folhas relaciona-se diretamente com a produção dos casulos, e consequentemente na renda final do produtor. Este artigo tem como objetivo avaliar a influência da adubação química e orgânica, sobre o desenvolvimento das plantas de amora de três diferentes genótipos quanto a caracteres biológicos e produtivos de bicho-daseda. Para isso, foi aplicado adubo químico NPK, esterco de galinha e uma testemunha para cada um dos genótipos avaliados. Foram coletadas informações referentes à biomassa fresca, biomassa seca das amoreiras, peso e comprimento da lagarta, peso da glândula sericígena, peso e teor de seda dos casulos. A cultivar FM 86 apresentou maior desempenho produtivo, independentemente do tipo de adubação. Os caracteres biológicos e produtivos foram influenciados pelos tratamentos, no entanto, a variável que apresenta maior importância econômica, o teor líquido de seda nos casulos obteve médias estatisticamente semelhantes entre os genótipos de amoreiras submetidas aos diferentes tratamentos.(AU)

Texto completo