VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

p. 269-280

Degradabilidade da matéria seca e da proteína bruta de grãos secos e de silagens de grãos úmidos de híbridos de milho (Zea mays), submetidos a diferentes processamentos

Reis, WCosta, CMeirelles, P. R. LSilva, M. G. BFactori, M. AHadlich, J. COliveira, KSantana, E. A. R.Pariz, C. MSilva, J. A. V.

Este trabalho avaliou o efeito do processamento em dois híbridos de milho secos e ensilados úmidos, sobre a degradabilidade in situ da matéria seca (MS) e da proteína bruta (PB). A granulometria apresentou diferença no DGM (Diâmetro Geométrico Médio) dos ingredientes submetidos à moagem. Foram utilizados três ovinos fistulados no rúmen, em delineamento inteiramente casualizado, em esquema fatorial 2 x 2 x 3, sendo dois híbridos de milho (textura dura e mole), dois métodos de conservação e três processamentos (moído grosso, médio e fino), com cinco tempos de incubação (3, 6, 12, 24 e 48 horas). Os valores da fração A na SMM (silagem de milho mole) da MS foram superiores ao GMM (grão de milho mole) em todas as granulometrias. A ensilagem aumentou a solubilidade da MS dos ingredientes, diminuindo a fração B comparada ao grão seco. Os valores das frações DP e DE a 5%/h da proteína foram maiores para SMM e GMM, apresentando maior desaparecimento com avanço do tempo de incubação. Para a MS a ensilagem aumentou a degradabilidade do milho textura mole. A taxa de fermentação foi superior para SMM e GMM. A ensilagem influencia positivamente no desaparecimento da MS e PB comparada com o GMM. (AU)

Texto completo