VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

p. 221-227

Avaliação do consumo de leite e produtos lácteos informais e do conhecimento da população sobre os seus agravos à saúde pública, em um município do Estado de São Paulo, Brasil

Vidal-Martins, A. M. CBürger, K. PGonçalves, A. C. SGrisólio, A. P. RAguilar, C. E. GRossi, G. A. M

O leite é um alimento de elevado valor nutricional e considerado um dos principais produtos de origem animal consumidos nos dias de hoje. O Brasil destaca-se como um dos principais produtores de leite do mundo e desde 2006 vem apresentando aumento crescente em sua produção. Por outro lado, também se observa desde o início da década de 1990, crescimento do chamado leite e produtos lácteos informais (alimentos comercializados sem qualquer tipo de inspeção), representando desafio a ser vencido com relação à segurança alimentar. Muitas são as enfermidades que podem ser transmitidas por esses alimentos, como por exemplo, a tuberculose e a brucelose e poucos são os consumidores que estão atentos a essas informações. O fato agrava-se ao pensar que o leite e os produtos lácteos compõem a dieta de muitas crianças, idosos e pessoas imunocomprometidas, o que pode tornar esse quadro mais grave. O presente trabalho teve como objetivo avaliar, por meio da aplicação de questionários em 23 bairros do município de São José do Rio Preto, o perfil de 805 entrevistados, que consomem ou não leite e produtos lácteos, o conhecimento que os mesmos apresentavam sobre as doenças transmitidas pelo leite e seus derivados e o significado dos selos dos Serviços de Inspeção. Como resultado, observou-se que 97,76% (787/805) dos entrevistados consomem leite ou seus derivados, e aproximadamente 30% são obtidos por meios informais de comércio. A forma de consumo desse produto é bastante variável, mas 3,93% (31/787) dos consumidores do município ainda ingerem leite cru sem a fervura ou pasteurização e 65,96% (531/805) dos consumidores desconhecem a possível transmissão de doenças através da ingestão do leite. Além disso, 80,24% (646/805) dos consumidores não procuram nas embalagens se o produto passou por algum tipo de fiscalização antes de chegar ao comércio - identificação através dos selos dos órgãos de inspeção sanitária. A obtenção desses dados visou...(AU)

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