VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

A ação do decanoato de nandrolona (Deca-durabolin®) sobre parâmetros hematológicos e proteína total plasmática de ratos (Rattus rattus) com depressão medular induzida após administração de sulfato de vincristina (Oncovin®)

Raquel Perez, ReginaAdriana Machado Lobo e Silva, MariaLeme Silva Bastos Varzim, FernandaBonci de Oliveira, SylviaEngelberg Teixeira da Silva Hucke, Érica

É comum o clínico veterinário submeter animais à quimioterapia para controle de neoplasias e observar depressão medular, com presença de anemia, leucopenia e trombocitopenia como efeitos colaterais. Nesses casos, podem-se adotar duas condutas: supressão da quimioterapia e/ou utilização de estimulantes de medula óssea. Dentre os medicamentos estimulantes mais utilizados, podemos citar o decanoato de nandrolona (Deca-durabolin®), cuja eficácia para os animais domésticos é pouco estudada, com poucos relatos na literatura nacional e internacional. Este trabalho visou estudar a ação do decanoato de nandrolona (DN), na dose de 1,5mg/kg, por via intramuscular, como estimulante de medula óssea em ratos (Rattus rattus) com supressão medular induzida pelo sulfato de vincristina (Oncovin®) nas doses de 4 e 8mg/m², por via intraperitoneal. Foram realizados hemograma, contagem de plaquetas e determinação da proteína total plasmática. Os resultados obtidos mostram que sua eficácia na estimulação da medula óssea depende do grau de depressão medular e da dose administrada.

Texto completo