VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

p. 23-30

Parâmetros testiculares e de cinética de espermatozoides de ovinos alimentados com níveis crescentes de feno de alfafa (Medicago sativa)

Moura, Cristiane ScavuzziSoares, Pierre CastroSilva, Karen Mascaro GonçalvesVenancio, Anna Kelly de Lima PontesBatista, André MarianoSilva, José Ricardo Coelho daSouza, Andréia FernandesSilva, Ellen Cordeiro Bento daVerás, Antônia Sherlânea ChavesGuerra, Maria Madalena Pessoa

Objetivou-se avaliar a inclusão de feno de alfafa em rações para ovinos em crescimento sobre parâmetros testiculares e de cinética espermática de ovinos. Utilizaram-se 40 ovinos em crescimento, com peso corporal médio inicial de 26 ± 1,85 kg e oito meses de idade, aproximadamente, avaliados durante 100 dias (sendo 44 dias para adaptação ao manejo e 56 dias para a terminação) em confinamento. Os tratamentos foram compostos por quatro níveis de feno alfafa: 0%, 20%, 40% e 60%, de modo que foi mantida proporção de 60% de volumoso para todas as rações. O tipo de dieta oferecida aos ovinos não influenciou o peso testicular, bem como a concentração sérica de testosterona.  A cinética espermática do ejaculado e do sêmen recuperado do epidídimo também não sofreu influência das dietas experimentais. A inclusão de feno de alfafa na dieta de ovinos não altera parâmetros testiculares, bem como a cinética espermática do ejaculado e também dos espermatozoides recuperados da cauda do epidídimo, podendo ser recomendado em manejo nutricional de reprodutores.(AU)

Texto completo