Sobre

 

O Portal de Revistas em Veterinária e Zootecnia (PRVZ) teve início em setembro de 2013 mediante iniciativa da Biblioteca Virtual em Medicina Veterinária e Zootecnia (BVS-Vet), e é fruto da parceria entre a Biblioteca Virginie Buff D’Ápice da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (FMVZ/USP) e do Conselho Regional de Medicina Veterinária e Zootecnia de São Paulo (CRMV-SP).

 

A plataforma tecnológica utilizada para o PRVZ é o Open Journal Systems – OJS, software livre de editoração de revistas que tem a possibilidade de proporcionar acesso aberto ao conteúdo digital. O objetivo é reunir, organizar e contribuir para a produção e divulgação científica brasileira nas áreas de medicina veterinária e zootecnia, promovendo a publicação de revistas científicas em acesso aberto.

 

O destaque da iniciativa é a possibilidade de acesso gratuito aos artigos em texto completo, utilizando um sistema de código aberto e permitindo a reunião e ampla divulgação dos documentos, bem como a facilidade de acesso, contribuindo para a dinâmica do processo da comunicação científica da área.

 

Para o seu constante desenvolvimento, torna-se necessário o fortalecimento de parcerias e trabalho em rede, envolvendo trabalho cooperativo e compartilhado entre bibliotecários, editores, instituições e associações profissionais, além de instituições de pesquisa e de ensino, principalmente para a manutenção e expansão deste importante serviço de informação.