VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

p. 843-849

Estimativa do consumo de matéria seca de vacas em lactação em pastejo rotativo em capim coastcross (Cynodon dactylon, (L.) Pers cv. coast-cross)

Teresinha Berchielli, TelmaLopes Furlan, CláudiaJanuário Magalhães Aroeira, LuizRamos Nogueira, JoséCláudia Ruggieri, Ana

O experimento teve como objetivo estimar o consumo total de MS de vacas das raças gir e girolanda, em pastagem de capim coastcross [Cynodon dactylon (L.) Pers cv. coastcross]. Foram utilizadas oito vacas gir e oito girolanda com 30 a 90 dias de lactação. Foi utilizada uma área de cinco hectares (ha), dividida em 10 piquetes de um hectare, e a pastagem manejada em pastejo rotacionado, com três dias de ocupação e 27 dias de descanso e taxa de lotação de 1,6 animais/ha no final da seca e 3,2 animais/ha nas demais épocas experimentais. Para a estimativa do consumo, foi utilizado o marcador cromo mordente. O delineamento experimental foi o de blocos casualizados com dois tratamentos (gir e girolanda), oito repetições e quatro blocos (épocas). O consumo total médio foi de 7,68kg de MS/animal/dia para a raça girolanda e 5,71kg de MS/animal/dia para a raça gir, correspondentes a 1,58% e 1,38% do peso vivo, respectivamente. Os consumos médios de capim coastcross estimados foram de 2,70kg e 4,68kg de MS/animal/dia para a raça gir e girolanda, correspondendo a 0,66 e 1,16% de PV, respectivamente.

Texto completo