Qualidade fermentativa e caracterização químico-bromatológica de silagens da parte áerea e raízes de mandioca (Manihot esculenta Crantz)
Silva, Camilla Flávia Portela Gomes daPedreira, Márcio dos SantosFigueiredo, Mauro Pereira deBernardino, Fernando SalgadoFarias, Daniela da Hora
Foram avaliados os efeitos do emurchecimento e da inclusão de raízes (0, 15, 30 e 45% da matéria natural) sobre a composição químico-bromatológica e parâmetros fermentativos de silagens da parte aérea da mandioca. O emurchecimento influenciou significativamente o teor matéria seca (MS), a densidade e o pH das silagens em todas as doses de adição de raízes. A inclusão destas elevou o teor de MS em 0,128 e 0,261%, a densidade em 1,79 e 4,54 kg m-3 e, reduziu o pH em 0,0007 e 0,0062, respectivamente nas silagens emurchecidas ou não, a cada unidade percentual de adição de raízes. A exceção dos teores de fibra detergente ácida (FDA) e lignina, todos os demais parâmetros apresentaram interação significativa entre o emurchecimento e a inclusão de raízes. O emurchecimento aumentou em 4,52% os teores de FDA e 12,86% os de lignina, enquanto o incremento de raízes promoveu decréscimo linear de ambos. O acréscimo de raízes reduziu linearmente os valores de fibra em detergente neutro (FDN), enquanto o emuchercimento elevou-os. O teor de PB respondeu inversamente, apresentando valores mínimos de 8,99 e 11,03 e máximos de 18,01 e 20,9% da MS, respectivamente nas silagens sem e com emurchecimento.
Texto completo