Atividade antibacteriana e citotóxica em extratos de macroalgas: perspectivas de uso contra bactérias patogênicas de ambiente de cultivo de camarões (Litopenaeus vannamei)
Silva, Giselle CristinaSoares, Raquel CavalcanteCarvalho, Fátima Cristiane TelesRocha, Rafael dos SantosVieira, Regine Helena Silva dos FernandesSousa, Oscarina Viana de
Algumas infecções causadas por micro-organismos patogênicos podem apresentar alta prevalência em ambientes de cultivo de camarões marinhos, comprometendo a produção e causando prejuízos econômicos aos aquicultores. Assim, tem-se tornado intensa a busca por compostos com atividade antibiótica pelo registro cada vez mais frequente de bactérias com perfil de resistência a antimicrobianos. A presença desses compostos com bioatividade em macroalgas marinhas tem revelado resultados satisfatórios, como a descoberta de ação antibacteriana contra cepas multirresistentes. Desta forma, decidiu-se pesquisar as propriedades antibióticas dos extratos de macroalgas das classes Chlorophyta, Phaeophyta e Rhodophyta, coletadas no litoral cearense, bem como avaliar a citotoxicidade destes extratos, frente a cepas bacterianas (Vibrio sp.) isoladas e provenientes de ambientes de cultivo de camarões marinhos (Litopenaeus vannamei). Os resultados comprovaram que houve atividade antibacteriana dos extratos etanólicos, acetônicos, hexânicos e metanólicos contra cepas bacterianas de Vibrio, além de apontar que os extratos de todas as espécies apresentaram baixa citotoxicidade.
Texto completo