VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

p. 76-79

UTILIZAÇÃO DE KIT COMERCIAL ANIGEN RAPID Dirofilaria immitis Ag® EM COMPARAÇÃO COM A TÉCNICA DE KNOTT MODIFICADA NO DIAGNÓSTICO DA INCIDÊNCIA DE CÃES PORTADORES DA DIROFILARIOSE.

Carvalho Batista, NailsonMorais Bezerra, NicholasCristina Nunes Gadelha, IvanaEdigleyson de Oliveira Borges, Maikode Oliveira Cabral, SofiaEduardo Vieira Dias, CarlosMiyoshi Sakamoto, SidneiIberê Alves Freitas, Carlos

A incidência de animais positivos para Dirofilaria immitis nas cidades costeiras, a exemplo Natal, no Rio Grande do Norte vem aumentando, devido ser a mesma uma área de razoável incidência do mosquito Aedes scapularis (vetor da doença). A área examinada foi o quartel do Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar de Natal (BOPE), devido a sua localização próxima de mangue e área costeira. A importância da identificação de animais positivos é a não disseminação da doença, descaracterizando-a uma zoonose. Para isso, o objetivo deste trabalho foi demonstrar que o uso do kit comercial Anigen® Dirofilariose constitui num método imunocromatográfico de diagnóstico rápido e preciso, possibilitando iniciar assim um tratamento mais prematuro e com isto menor possibilidade de lesões cardíacas mais severas.

Texto completo