VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

[Análise comparativa de diferentes configurações de bloqueio de haste intramedular bloqueada submetidas à compressão axial]

Souza, G.V.Sá, M.A.R.Malta, C.A.S.Lucena, D.V.F.Pereira, C.A.M.Rocha, T.A.S.S.Moraes, P.C.Minto, B.W.Dias, L.G.G.G.Zoppa, A.L.V.

RESUMO Objetiva-se avaliar o bloqueio ortogonal em hastes intramedulares bloqueadas (HIB), com e sem estabilidade angular, comparativamente ao sistema de bloqueio paralelo, por meio de testes mecânicos de compressão axial em corpos de provas sintéticos. Os grupos 1 (G1) e 2 (G2) foram compostos por HIB com dois orifícios proximais e distais, em disposição paralela (G1) ou ortogonal (G2), todos roscados, para promover bloqueio dos parafusos com a haste (ângulo estável). Nos grupos 3 (G3) e 4 (G4), o sistema de bloqueio foi formado por bolts inseridos nos orifícios da HIB, sem rosqueamento (sem ângulo estável), em disposição paralela (G3) ou ortogonal (G4). O G2 obteve o maior valor absoluto de rigidez. O G4 foi o grupo que deformou menos. Ainda, a menor área de momento de inércia proporcionada pelo sistema de bloqueio de G1 e G2 pareceu ser compensada pelo bloqueio roscado entre haste/parafuso, com tais grupos obtendo as maiores médias de força máxima. Assim, o bloqueio ortogonal pode representar excelente alternativa, especialmente quando a configuração da fratura limita o seu uso, possibilitando a fixação de dois parafusos mesmo na presença de limitado estoque ósseo. No entanto, estudos clínicos são necessários para avaliar o comportamento de tais implantes perante o ambiente biológico.

Texto completo