VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

Bacterioplâncton e variáveis abióticas como indicadores de qualidade da água de viveiros de camarão em região tropical (Nordeste, Brasil)

SANTOS, Margarida de Lourdes Melo Nelson dosSODRÉ-NETO, LuizCOSTA, Ivaneide Alves Soares daARAÚJO, Magnólia Fernandes Florêncio

O presente trabalho objetivou determinar a densidade do bacterioplâncton em dois viveiros de camarão no Nordeste do Brasil durante ciclos completos de cultivo do camarão Litopenaeus vannamei, bem como avaliar as variáveis que influenciam a qualidade da água e a dinâmica desses ecossistemas. O estudo foi realizado em duas fazendas de camarão: uma de água doce e outra de água salgada. Foram verificados clorofila-a, fósforo total, pH, oxigênio dissolvido, salinidade, temperatura e transparência da água. A densidade bacteriana foi determinada por microscopia de fluorescência. Uma modelagem do logaritmo da média como uma função linear das covariáveis observadas foi desenvolvida. O resultado foi um modelo linear generalizado com resposta de Poisson e função de ligação logarítmica. Os viveiros estudados, caracterizados como ambientes eutrofizados, apresentaram elevada densidade do bacterioplâncton (0,51 x 108 a 1,72 x 108 org mL-1) e altas concentrações de clorofila-a e fósforo total. O estudo alerta para a necessidade de técnicas de gerenciamento adequadas visando manter a qualidade da água dos viveiros de camarão e dos seus efluentes.

Texto completo