Perfil nutricional de plantas comestíveis silvestres: quantificação de macronutrientes e minerais por espectroscopia de fluorescência de raios X dispersiva de energia (EDX)
Ibrahim, MuhammadAkhtar, NaveedKhan, AsgharSara,Anwar, YasirWong, Ling ShingSubramaniyan, VetriselvanKumarasamy, VinothRauf, AbdurAhlawat, Yogesh KumarSharma, NishaLopes, Luciano de Almeida
As plantas comestíveis selvagens oferecem um recurso valioso para a alimentação e nutrição humana. O presente estudo teve como objetivo analisar a composição centesimal e os perfis etnomedicinais de vinte plantas comestíveis silvestres selecionadas do distrito de Malakand, Paquistão. A composição centesimal (umidade, cinzas, proteína bruta, gordura bruta e fibra alimentar) foi analisada seguindo protocolos da Association of Official Agricultural Chemists (AOAC). Os perfis etnomedicinais foram obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas com informantes locais. Os elementos minerais foram analisados por espectroscopia de fluorescência de raios X por dispersão de energia (EDX). A matriz de variação normalizada e o gráfico biplot de razão logarítmica centrada (CLR) foram utilizados para avaliar associações lineares entre componentes nutricionais. Os resultados revelaram variações significativas nos componentes nutricionais e nos teores minerais entre as espécies vegetais estudadas. Carboidratos brutos mais elevados (64,48%) foram identificados em Ziziphus jujuba, seguidos por proteínas (19,90%) em folhas de Solanum nigrum, fibras (19,50%) em Caralluma tuberculata e gorduras (6,12%) em Mentha spicata. Um valor energético máximo de 332,34 Kcal/100g foi calculado para as folhas de Solanum nigrum. As concentrações de carbono (C) em Mentha longifolia foram (60,20%), seguidas de oxigênio (46,06%) em Ziziphus jujuba, potássio (10,80%) em Rumex dentatus e nitrogênio (7,98%) em Nasturtium officinale. O gráfico biplot de razão logarítmica centrada confirma fortes relações entre umidade, energia, carboidratos, fibras e teor de cinzas, enquanto as concentrações de proteína e gordura exibem um padrão separado. As descobertas fornecem informações valiosas sobre a análise de dados de composição de espécies vegetais comestíveis, sugerindo interdependências entre carboidrato, energia, teor de umidade e fibras. Além disso, os resultados do nosso estudo atual mostraram que todas essas plantas comestíveis silvestres selecionadas têm o potencial de fornecer aos seres humanos macronutrientes e elementos importantes.
Texto completo- Mineral composition
- Espectroscopia de fluorescência de raios X por dispersão de energia (EDX)
- Análise de dados composicionais (CoDa)
- Proximate analysis
- Análise centesimal
- Wild edible plants
- Energy Dispersive X-ray Fluorescence (EDX) Spectroscopy
- Saúde Humana
- Composição mineral
- Human Health
- Compositional data analysis (CoDa)
- Plantas silvestres comestíveis