VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

Avaliação da estrutura da superfície foliar e controle de Conyza spp. por herbicidas aplicados na queima pré-plantio da soja

Silva, P. V. daMedeiros, E. S. deSchedenffeldt, B. F.Salmazo, P. A. V.Borges, R. P. N.Munaro, F. C.Mauad, M.Khan, S.Silva, G. P.Monquero, P. A.Dias, R. D. C.

Resumo A dessecação pré-plantio de Conyza spp. é uma prática fundamental para mitigar a competição de plantas daninhas com a soja. No entanto, diante de relatos de biótipos resistentes ao 2,4-D, a busca por novas opções de herbicidas pós-emergentes torna-se essencial. O objetivo do presente estudo foi avaliar o efeito de herbicidas pós-emergentes na estrutura foliar e no controle químico de Conyza spp. com altura superior a 10 cm na dessecação pré-plantio da soja. Foi conduzido um experimento em campo com delineamento em blocos casualizados, com sete tratamentos e quatro repetições. Nos dados de controle, apenas mesotriona + atrazina e clorimuron resultaram em percentuais de controle inferiores a 80%. Quanto à microscopia eletrônica de varredura (MEV), os tricomas apresentaram maior densidade na superfície adaxial da folha, enquanto os estômatos predominaram na face abaxial, embora ambos estivessem presentes em ambas as superfícies. A distribuição mostrou tendências de agrupamento e aleatoriedade, sem padrão consistente associado aos tratamentos. Ocorreram variações leves e não significativas na densidade de tricomas, especialmente com halauxifen + diclosulam. Os tratamentos controle e halauxifen + diclosulam exibiram maior intensidade de tricomas e menos danos estruturais, enquanto fluroxipir + clethodim, dicamba e triclopyr resultaram em menor intensidade e interrupção dos tricomas. Consequentemente, fluroxipir + clethodim, triclopyr, dicamba e halauxifen + diclosulam foram eficazes na dessecação de Conyza spp., com os dois primeiros causando danos aos tricomas via plasmólise.

Texto completo