VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

Efeito de diferentes temperaturas da água de irrigação no desenvolvimento vegetativo de feijão-mungo (Vigna radiata L. )

Santos, V. L. A. RVieira, C. VSimões, P. H. OOkumura, R. SPalheta, L. FPaula, M. TLange, ARodrigues, SSimões, K. C. DPereira, C. S

O objetivo do trabalho foi avaliar a influência de diferentes temperaturas da água de irrigação aplicada diretamente ao solo sobre o crescimento inicial das plântulas da cultura do feijão-mungo (Vigna radiata L.). O experimento foi conduzido em ambiente controlado no interior de casa de vegetação localizada na Universidade Federal de Mato Grosso, Campus de Sinop. O período de realização do experimento foi de 09 de fevereiro a 31 de março de 2023. O delineamento experimental utilizado foi em blocos casualizados (DBC), com quatro repetições. As temperaturas da água de irrigação aplicadas foram 10°, 20°, 30°, 40°, 50° e 60 °C, com turno de rega de 3 dias e 500 mL por vaso. Avaliou-se aos 49 dias após semeadura em R7: a altura de plantas, diâmetro do caule, área foliar, massa seca de raiz, massa seca parte aérea e clorofila média. A irrigação com a temperatura da água a 60 °C reduz o crescimento vegetativo da cultura do feijão-mungo e à 10 °C aumenta o crescimento vegetativo e radicular das plantas de feijão-mungo. O comprimento de entrenós, clorofila nas folhas velhas, clorofila nas folhas novas e clorofila média não tiveram suas médias alteradas pelas diferentes temperaturas de água de irrigação. As temperaturas de água entre 10 °C e 30 °C são recomendadas para o uso em irrigação em ambientes quentes ou tropicais para a cultura do feijão-mungo (Vigna radiata L.).

Texto completo