O lúdico como instrumento de preservação de animais selvagens
Sousa, Tatiane de AguiarViana, Victória ForteBezerra, Isabelle BarrosoMelo, Davi Renan Moreira CarvalhoXavier, Juliana de CarvalhoDuarte, Naylê Francelino Holanda
O Projeto BEAGUARAS realiza atividades de educação humanitária para crianças e adolescentes, visando à informação, preservação e combate ao tráfico, além do bem-estar animal. Este trabalho tem como objetivo analisar os desenhos produzidos pelos alunos da ONG Lar Domingos Sávio após ação de educação humanitária. Foi realizado um estudo descritivo tendo como base os desenhos produzidos por alunos do 6° ao 8° ano e idade entre 8 a 12 anos após as atividades de orientação e sensibilização realizadas pelos integrantes. Considerou-se a quantidade de animais domésticos e selvagens, as espécies, o tipo de alimentação, a concepção das crianças sobre os animais selvagens e se aprenderam sobre a ação de conscientização. Dos 54 desenhos, 35 (64,81%) foram de cães e gatos, 13 (24,07%) de selvagens e 6 (11,11%) apresentavam cães e gatos e selvagens. As figuras produzidas podem representar o real, o que foi percebido e o imaginário, e na análise foi constatado que alguns alunos têm proximidade com espécies selvagens, o que abre espaço para a reflexão sobre riscos de agressões e transmissão de zoonoses. Assim, com as ações de conscientização do projeto, essas crianças e adolescentes irão tornar-se adultos conscientes e responsáveis voltados para a causa animal e ambiental.
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