VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

p. 2084-2089

Consumo e comportamento ingestivo de ovinos alimentados com inclusões crescentes da farinha do endocarpo I do babaçu (Orbignya spp. )

Sá, Hemilly Cristina Menezes deBorges, IranMacedo Junior, Gilberto de LimaNeiva, José Neuman MirandaSilva, Veridiana BasoniSousa, Jhone Tallison Lira de

Objetivou-se avaliar o efeito de diferentes inclusões da farinha do endocarpo I do babaçu sobre o consumo e comportamento ingestivo de ovinos. Vinte ovinos machos não castrados foram distribuídos em delineamento inteiramente ao acaso em quatro tratamentos com cinco repetições por tratamento. Os animais receberam dietas experimentais isofibrosas, isoenergéticas e isonitrogenadas (zero; 7,5%; 15%; 22,5%). O comportamento ingestivo foi realizado durante o período de 24 horas, sendo as variáveis comportamentais: ócio, ruminação e alimentação e mastigação. Observou-se que o consumo de matéria seca em função do peso vivo e do peso metabólico reduziu linearmente com a inclusão da farinha do endocarpo I na dieta. A eficiência de alimentação, ruminação e mastigação quando expressa em gramas /matéria seca/hora, reduziu de forma linear com as diferentes inclusões do subproduto. O comportamento ingestivo das atividades alimentação, ócio, ruminação e mastigação em minutos por dia não foi alterado neste ensaio.(AU)

Texto completo