VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

Prospecção, identificação e efeito de isolados de Bacillus promotores de crescimento em plantas de algodão (Gossypium hirsutum L.)

Viana, Thianny Fernanda CarreloGaleano, Rodrigo Mattos SilvaPaggi, Gecele MatosRamos, Jeferson VidartSilva, Vinícius Aparecido Oliveira daNovais, Cândido Barreto deLima, Sebastião Ferreira deZanoelo, Fabiana FonsecaBrasil, Marivaine da Silva

RESUMO: O algodão é uma cultura social e economicamente importante em todo o mundo. Notavelmente, a investigação sobre tecnologias amigas do ambiente que aumentam a sustentabilidade deste sistema de produção está aumentando. Exploramos o potencial de cepas bacterianas isoladas de raízes de algodão para promover o crescimento das plantas. As bactérias foram isoladas de raízes de algodão usando um método de pasteurização e cultivadas em ágar nutriente para purificação e seleção de cepas. As cepas bacterianas foram submetidas a testes in vitro para verificar sua capacidade de solubilizar fosfato de cálcio, produzindo ácido indol-3-acético, sideróforos e celulase. Cepas potenciais foram selecionadas para experimentos in vivo em casa de vegetação com cultivares de algodão FM 985 e TMG 47. Os tratamentos foram conduzidos utilizando 1 mL (108 UFC/mL) de cultura de cepas bacterianas e um inoculante comercial, com nove repetições observadas por 110 dias. As plantas foram avaliadas quanto a parâmetros morfológicos, fitoquímicos e macronutrientes. Os parâmetros físicos indicaram relação positiva entre cultivares e microrganismos, aumentando a altura, massa fresca da parte aérea, massa seca de frutos e raízes, volume e comprimento de raízes e número de folhas. Os parâmetros fitoquímicos mostraram melhorias nos açúcares totais, ascorbato peroxidase, compostos fenólicos, aminoácidos livres, açúcar total, clorofila A, açúcares redutores, flavonoides, catalase e clorofila B. Em conclusão, nossos resultados mostraram que nossos isolados bacterianos de raízes de algodão tinham muitas características bioquímicas relacionadas à promoção do crescimento vegetal e foram capazes de promover o crescimento de cultivares de algodão em experimento em casa de vegetação. Pesquisas futuras poderiam realizar testes de campo para avaliar seu uso para melhorar a produtividade do algodão em larga escala.

Texto completo