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Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

Sistemas de tratamento de gases de escape presentes em tratores agrícolas

Zanella, Daniela HerzogSchlosser, José FernandoRussini, AlexandreBrandelero, Catize

RESUMO: Este estudo teve por objetivo analisar a distribuição e configuração dos sistemas de tratamento de gases de escape presentes nos motores dos tratores agrícolas e sua relação com a legislação norte americana de emissões. As informações analisadas foram obtidas de 523 relatórios oficiais de ensaios de tratores agrícolas, executados entre os anos de 2008 e 2022, e disponibilizados no banco de dados do Nebraska Tractor Test Laboratory (NTTL). Para a análise e interpretação dos dados, os tratores agrícolas ensaiados foram agrupados e categorizados segundo classes de potência máxima e sistemas de tratamento de gases de escape. Os resultados indicam que os primeiros sistemas de tratamento de gases de escape começam a ser implementados nos tratores agrícolas a partir do ano de 2008, com maior expressão a partir do ano de 2011, quando são introduzidas na legislação americana de emissões as Tier 3 e 4. O sistema de redução catalítica seletiva (SCR) é o mais utilizado entre as classes de potência, isoladamente e em conjunto com os sistemas de catalisador de oxidação Diesel (DOC) e filtros de partículas Diesel (DPF). O aprimoramento dos sistemas de tratamento de gases de escape ocorre conforme aumenta a potência dos tratores agrícolas. E, ao passo que os níveis de restrição se tornam mais rigorosos, os sistemas de tratamento de gases de escape deixam de ser utilizados de maneira isolada e passam a ser utilizadas combinações entre os diferentes sistemas.

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