Perfil da oferta de carne ovina no munícipio de Presidente Prudente-SP
Zundt, MariliceFiretti, RicardoSouza, Eduardo S. Martins deCardoso, Daniela TitoneliAstolphi, Jose Luis de LimaGrecco, Fabiola Cristine de Almeida RegoCastilho, Caliê
O objetivo desta pesquisa foi realizar um levantamento no varejo de Presidente Prudente (SP), procurando conhecer a oferta de produtos cárneos ovinos, considerando-se o tipo de estabelecimento, corte cárneo, tipo de embalagem, presença de marca, sua procedência e o preço/Kg. Analisaram-se itens do composto mercadológico da carne ovina disponibilizada a consumidores da cidade de Presidente Prudente-SP, e para tanto foram obtidas informações em 69 estabelecimentos de varejo, utilizando amostragem não probabilística por conveniência. Verificou-se presença da carne ovina emapenas 10% dos estabelecimentos amostrados. Produtos informais foram encontrados em 90% dos açougues pesquisados, já os produtos formais localizaram se em boutiques de carne, hipermercados e supermercados. Os cortes mais comuns encontrados foram: costela, pernil e paleta, com uma frequência de 24,24%, 27,27% e 24,24%, respectivamente. Os locais que vendem produtos sem procedência praticam preços mais acessíveis em relação aos estabelecimentos com procedência, e à divulgação da carne ovina é feita de maneira tímida. Observou-se que os cortes de primeira pernil e paleta, seguido da costela foram encontrados em maior porcentagem. Sendo importante mencionar, que a oferta de carne ovina através do abate informal esteve presente em 90% dos açougues visitados. Em relação a divulgação e promoção da carne ovina, os locais visitados não apresentam estratégias de marketing, devendo ser realizadas novas pesquisas com mercados mais abrangentes afim de se conhecer melhor o mercado regional.(AU)
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