VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

p. 82-86

Comportamento econômico social do consumidor de carne bovina do município de Guanhães, MG

Pires, Kissila MirandaSalotti-Souza, Bruna Maria

Com o advento do mundo moderno e a globalização, o comportamento do consumidor em relação ao seu processo decisório de compra mudou drasticamente. A crescente preocupação com o consumo de produtos cárneos tem impelido à busca da qualidade e o desenvolvimento de técnicas de manejo e produção que amenizem o sofrimento dos animais, como um diferencial competitivo. Este artigo objetivou identificar e caracterizar o perfil do consumidor de carne e derivados, ressaltando seus hábitos alimentares frente ao produto e também seu perfil socioeconômico e identificar o grau de importância atribuída às informações disponibilizadas no momento da compra. A partir de um questionário aplicado a uma amostra de 66 consumidores da cidade de Guanhães, Minas Gerais, os resultados sugerem que os consumidores apresentam interesse por informações ainda não disponibilizadas pelos fornecedores e que os produtos cárneos oferecidos no mercado não dispõem de informações suficientes para que o consumidor possa estar totalmente ciente do tipo de produto que está levando para casa e dos riscos envolvidos na aquisição de produtos de origem de abate clandestino.(AU)