Perfil do consumidor de carne bovina das feiras-livres de Aracaju, SE
Matos, Katrin Meira de OliveiraRibeiro, Laís AlvesSouza, Rafael Azevedo deKobayashi, Patrícia de Freitas
As feiras livres foram criadas para permitir que o produtor rural pudesseoferecer diretamente ao consumidor produtos de sua atividade, sem intermediários.O presente trabalho teve como objetivo avaliar o comportamento doconsumidor de carne bovina das feiras livres de Aracaju, SE e saber quais osmotivos reais que os levam a essa prática traçando assim seu perfil, considerandoas preferências de compra e consumo com relação ao corte da carne equais as condições social e econômica desses consumidores. A pesquisa teveum caráter qualitativo e quantitativo, com aplicação de checklist in loco, com 530 pessoas de 9 feiras do município que foram selecionadas por critério de quantidade de bancas de carne existentes em cada feira. Os resultados obtidos mostram que o perfil do consumidor é constituído por mulheres com idade média de 50 anos, com o 1º grau e dispondo de uma renda familiar de até 1 salário mínimo; que moram em casa com 4 pessoas onde consomem carne de 1 a 2 vezes por semana tendo a alcatra como corte de preferência e que não são clientes exclusivas da feira livre (compram carne em outro estabelecimento);apesar de não conhecerem a procedência da carne e os riscos de consumi-la,confiam na carne que compram justificando tal fato por manterem uma relação de confiança com o vendedor.(AU)