VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

Scrapie em carneiro Dorper com sinais clínicos atípicos e lesão em medula espinhal: mensuração de alterações vacuolares no sistema nervoso central

Quevedo, Lucas S.Fonteque, Joandes HenriqueMendes, Rubens P.Pereira, Laís M.A.Withoeft, Jéssica AlineFerreira, Fábio C.Casagrande, Renata A.

RESUMO: Scrapie é uma doença de ovinos que apresenta sinais neurológicos e envolve a deposição de príons no sistema nervoso central. Este estudo teve como objetivo descrever um caso atípico de scrapie em um carneiro e realizar a mensuração de alterações vacuolares no sistema nervoso central. Um carneiro Dorper de três anos apresentou cifose, dificuldade de manter-se em estação, fasciculações, déficits proprioceptivos dos membros pélvicos e com teste de coçar positivo. A biópsia do tecido linfoide da terceira pálpebra e da mucosa retal, o ensaio imunoenzimático (ELISA) foi positivo para a isoforma de scrapie da proteína príon (PrPsc). As análises imuno-histoquímica e western immunoblot foram positivas e o genótipo do carneiro foi considerado naturalmente suscetível (ARQ/ARQ). Na necropsia não houve alterações macroscópicas. Após a fixação do cérebro em formalina tamponada a 10%, foram obtidas oito secções transversais seriadas do cérebro e uma secção longitudinal do cerebelo. Foi realizada a mensuração histológica do número de vacúolos para cada região. Os vacúolos foram contados com uma objetiva de 40x, contando de três a quatro regiões selecionadas aleatoriamente e obtendo a média. O grau de vacuolização foi avaliado descritivamente em uma escala de 0 a 3. A segunda classificação foi realizada com base no número de regiões afetadas. O exame histopatológico revelou múltiplos vacúolos redondos, bem delimitados, de tamanhos variados nos pericários dos neurônios e neuroparênquima. As áreas com maior média de vacúolos no neuroparênquima foram no tálamo (média 8), medula oblonga no nível do óbex (média 6,25) e coliculos (5,5). Nos neurônios, a maior média foi observada no tálamo (média 1), colículos rostrais (média 0,5) e medula oblonga no nível do obex (média 0,25). Este relato descreve um caso de scrapie em um carneiro com sinais clínicos atípicos, destacando a necessidade de considerar scrapie quando sinais neurológicos aparecem. As vacuolizações foram mais pronunciadas no tálamo, colículos rostrais e medula oblongata no nível do óbex, com graus de gravidade variando de moderado a grave. A distribuição da vacuolização, predominantemente no neuropilo, reforça as características neuropatológicas associadas ao scrapie. O genótipo ARQ/ARQ, ligado à suscetibilidade, foi identificado, e análises diagnósticas confirmaram a deposição de PrPsc no cérebro. Essas descobertas destacam a importância da triagem genética e do diagnóstico precoce para auxiliar a controlar o scrapie em populações de ovinos.

Texto completo