VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

Doença hepatobiliar causada por Henneguya sp. (Cnidaria:Myxozoa) em um peixe amazônico Chaetobranchopsis orbicularis (Characidae)

Sindeaux-Neto, José LedamirAzevedo, Amanda QueirozAnjos, Natalia dosPereira, Camila Maria BarbosaEduard, JhonataVelasco, Michele

Resumo O presente estudo descreve a infecção multifocal, causada por Henneguya sp. no fígado e na vesícula biliar de Chaetobranchopsis orbicularis Steindachner 1875, rio Arari, ilha do Marajó, Amazônia brasileira. Cinquenta espécimes de C. orbicularis foram examinados, e após a confirmação do parasitismo, retiraram-se pequenos fragmentos dos órgãos infectados, fixados em solução de Davidson, e processados para a histologia. Em 56% (28/50) dos espécimes de C. orbicularis foram observados infecção multifocal no fígado e na vesícula biliar. Os cistos estavam repletos de esporos maduros com características morfológicas inerentes ao gênero Henneguya, com as mesmas características morfológicas e morfométricas: corpo alongado, formato elipsoidal em vista frontal, e bainha hialina espessa, translúcida, birrefringente, cobrindo toda a estrutura do esporo. A análise histopatológica revelou cistos com cápsula predominantemente fibroblástica, contendo esporos em seu interior, com perda da arquitetura celular no parênquima hepático, além de deformação do epitélio da mucosa da vesícula biliar. Embora não tenham sido observados sinais clínicos, os achados necroscópicos apresentaram alterações que caracterizam a henneguyose, doença microparasitária em hospedeiro da região amazônica.

Texto completo