VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

p. 163-172

Biomodelos didáticos no aprendizado da fisiologia animal: implementação em medicina veterinária de graduação

Quinche, David Fernando BalagueraQuinche, Paula Andrea BalagueraCastillejo, Javier Arturo Vesga

Os biomodelos didáticos têm sido usados como ferramenta de aprendizado para o ensino da fisiologia, são modelos funcionais tridimensionais - artificiais que buscam uma aproximação com o funcionamento dos organismos, e também para ajudar sua compreensão. O objetivo deste estudo foi explorar a experiência de aprendizado do estudante através da implementação de biomodelos didáticos em duas universidades localizadas na cidade de Bogotá. O assunto abordado foi fisiologia em uma população de graduandos de medicina veterinária durante um ano acadêmico. Este método consiste em utilizar diferentes ferramentas como pesquisas estruturadas, formatos de Metacognição, trabalho em equipe e caracterização dos modelos de acordo com o sistema biológico. Os resultados foram positivos e indicaram o valor dos biomodelos didáticos como método de aprendizagem e para aquisição de conhecimento. Os estudantes valorizaram notas altas no trabalho em equipe como complemento na solução de problemas, da mesma forma, os modelos que despertaram mais interesse foram os realizados em espécies não convencionais e no sistema nervoso.

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