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Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

Impacto da pandemia de COVID-19 no consumo de proteína animal no Brasil: alterações alimentares e o papel da desinformação

Felício-Ferreira, Lílian MottaMorais, Barbara Lourenço deGonçalves, Flávia de FriasSantos, Eliana de Souza Marques dosGarcia-Gomes, Aline dos Santos

O consumo de proteína animal no Brasil está presente em quase 100% dos lares, sendo o ovo a fonte mais consumida, seguido por frango e suíno. A pandemia causou o fechamento de estabelecimentos, impactando atividades frigoríficas o que, aliado ao aumento dos preços, reacendeu a procura por substitutos proteicos. Adicionalmente a insegurança sobre o consumo de proteína de origem animal, devido à suspeita de que os coronavírus humanos tenham se originado em animais, pode ter tido efeito no consumo de carnes. Sendo assim, este trabalho teve como objetivo avaliar o efeito da pandemia do COVID-19 no consumo de proteína animal no Brasil, comparando os anos de 2019 e 2021 utilizando um questionário on-line. Dos 191 indivíduos que responderam, 27,2% reduziram o consumo de proteína animal durante a pandemia, sendo que 48% desse grupo justificaram a mudança com medo de contrair o vírus. A análise dos dados destaca que as fake Newse a desinformação sobre temas científicos podem impactar nas escolhas alimentares, reforçando a necessidade de uma comunicação clara e precisa sobre a segurança de alimentos e ciência no geral nos meios de comunicação em massa, bem como um combate mais enfático contra as fake News. (AU)

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