VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

p. 85-92

Influência da dieta suplementada com óleo de soja na composição centesimal e perfil lipídico de tilápias do Nilo (Oreochromis niloticus)

Druzian, Janice IzabelMachado, Bruna Aparecida SouzaSouza, Carolina Oliveira deFraga, Lorena MagalhãesDuran, Viviane de Alencar AraesBurghgrave, Uiara Souza deBastos, Bruno LopesAlbinati, Ricardo Castelo BrancoGuimarães, José Eugênio

A dieta exerce efeito pronunciado na composição das carcaças de peixes. Neste trabalho, foi avaliada a qualidade nutricional da fração lipídica do tecido muscular de tilápias do Nilo (Oreochromis niloticus) submetidas a dietas com diferentes teores de óleo de soja (OS). Os peixes foram alimentados por 21 dias com ração contendo 5,98% de lipídios totais (LT) oriundos de ração comercial, sem adição de óleo de soja(A), dieta com adição de 2% (B) e 4% de óleo de soja (C). Não houve diferenças significativas (p > 0,05)entre os teores de umidade, cinzas, proteína bruta e LT (0,98% a 1,08%) dos tecidos musculares resultantes dos tratamentos. Foram separados e identificados até 25 ácidos graxos, com diferença significativa (p <0,05) na maioria deles, dependendo da dieta. Os majoritários em ordem decrescente foram: 16:0, 18:1n9,18:2n6, 18:0, 20:4n6 e 22:5n6, independentemente do tratamento. A adição de OS na ração comercial mostrou perspectivas de promover o crescimento dos animais, sem afetar a composição centesimal e a qualidade nutricional da fração lipídica do tecido, em função dos altos teores de poli-insaturados, indicando ser uma matéria-prima satisfatória para incorporação parcial na ração. (AU)

Texto completo