VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

p. 607-618

Proliferação e viabilidade de células-tronco derivadas do omento maior, tecido adiposo perirrenal e bolsa adiposa interescapular em coelhos (Oryctolagus cuniculus)

Pinto Filho, Saulo Tadeu LemosTreichel, Tiago Luis EilersAramburú Junior, Jaime SardáRosa, Maurício Borges daBrun, Maurício VelosoLinhares, Marcella TeixeiraRodrigues, Bianca EidtKrause, AlexandreVaz, Marcos André BrazDalmolin, FabíolaPippi, Ney Luis

O tecido adiposo é fonte alternativa de células-tronco mesenquimais, apresentando-se como método menos invasivo e permitindo coleta de maior quantidade celular em comparação a medula óssea (MO). Nos humanos, o tecido adiposo apresenta diferenças de metabolismo, conforme a localização anatômica. Em camundongos, foram observadas diferenças em relação à composição celular e à capacidade de diferenciação das células tronco mesenquimais derivadas do tecido adiposo (ADSCs), de acordo com as regiões anatômicas. O objetivo deste trabalho é comparar a proliferação e viabilidade de células-tronco mesenquimais (CTMs) derivadas da bolsa adiposa interescapular, do omento maior e da gordura da região perirrenal de coelhos. Para isso, três coelhos foram submetidos a procedimentos cirúrgicos para remoção de tecido adiposo do omento maior, região perirrenal e bolsa adiposa interescapular. As células foram processadas e cultivadas em atmosfera umidificada a CO2 5%, sendo posteriormente coradas com Azul de Tripan e contadas em câmara de Neubauer. Concluí-se que houve variação na capacidade proliferativa das CTMs em relação as regiões estudadas, com vantagem da gordura omental sobre as outras duas regiões. A viabilidade das CTMs das três regiões apresentou variação durante as passagens.(AU)

Texto completo